O real sentido do futebol

22 jogadores, um campo de futebol, um árbitro, 2 gols. Para um leigo, são dessas coisas que o futebol é formado. Mas para bom entendedor, meia palavra basta: torcedores. 

Torcedores são o grande espetáculo desse mundo da bola. Quando bandeirolas tremulam nas arquibancadas, sinalizadores são acesos ou torcedores começam a cantar como se não houvesse amanhã, os jogadores em campo viram segundo plano. 


É espetacular ver uma senhora de 90 anos se emocionar com seu time, um garotinho de 7 chorar com o rebaixamento de seu clube do coração ou um marmanjo de 40 anos vibrar espeloteado com um singelo gol do seu clube. A emoção toma conta das torcidas que englobam o futebol. 

Os verdadeiros torcedores jogam juntos com os jogadores no campo. Incentivam, gritam, cantam os 90 minutos. Enquanto o jogo não acabar, os torcedores não param. Mesmo com a elitização das torcidas, muitos clubes possuem torcedores deste tipo. 



Aliás, a elitização era algo irremediável. Com a modernização do futebol, os preços aumentaram, espantando os torcedores mais "humildes" e atraindo os torcedores de classes sociais "mais abastadas". 

Tudo bem tirar selfies no estádio, mas é realmente preciso esquecer do jogo pra tirar uma foto fria pra um rede social artificial? Será que deixar de torcer para praticar algo do tipo é realmente importante? 

Para estes torcedores, recomendo assistirem, ao menos, 4 minutos de um clássico entre Estrela Vermelha x Partizan, dois dos maiores clubes da Sérvia. Se você não se emocionar ou sentir algo "diferenciado" dentro de si ao ver aquela torcida do Estrela Vermelha cantando fervorosamente, sinto muito ao informar-lhe que você não serve para torcer por este esporte.



Um texto é pouco para explicar o real sentido do futebol. Quem, realmente, responderá isso para você, é o seu coração ao assistir uma partida do seu clube favorito. 
Ricardo Gomes RBR Investment Fund
Ricardo Gomes RBR Investment Fund

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »