Maccabi Tel Aviv: conheça o 'azarão' do grupo G da Champions League 15-16

Nesta quinta-feira, foi realizado o sorteio para definir os grupos da UEFA Champions League 15-16. Entre diversos clubes com poder financeiro e jogadores estrelados, alguns clubes se destoam. Um deles é o Maccabi Tel Aviv, clube sorteado para jogar contra Chelsea, Porto e Dínamo de Kiev pelo grupo G.

Maccabi Tel Aviv Football Club, é a seção de futebol do clube israelita Maccabi Tel Aviv que leva o nome de sua cidade-sede, capital político-administrativa de Israel. Fundado em 1906 como "HaRishon LeZion-Yaffo", foi o primeiro clube judeu dentro de um território palestino. Em 1909, se estabeleceu em Tel Aviv, mudando o seu nome para Maccabi Tel Aviv, assim adotando o nome da cidade.

Foto/divulgação: site oficial do Maccabi Tel Aviv
Em 1922 se tornou o primeiro clube judeu de futebol a participar de competições locais. O significado do nome Maccabi -"Quem é como tu entre os deuses"- faz parte integrante do caráter da equipe, que tomou a estrela de David como seu logotipo para representar o povo judeu. 
O nome e os valores do clube são um marco na história de Israel. Seu nome (Maccabi) homenageia os Macabeus, um antigo exército rebelde judaico, que se tornou um símbolo da luta do povo judeu por mais de 2.000 anos para manter a sua liberdade, religião e soberania. O espírito Macabeu é baseada em valores de excelência, a lealdade e o desejo de sucesso.
Maccabi Tel Aviv FC investe muito no desenvolvimento e gestão de jovens talentos. As camadas jovens do clube operam academias de futebol em três locais na área de Tel Aviv, que trabalha com mais de 750 crianças com idades entre 6-15 anos. O clube também possui 17 equipes de jovens com 400 jogadores entre 9 e 19 anos de idade. Essas equipes tendem a competir com muito sucesso em campeonatos locais e nacionais.

Antes de chegar ao tão almejado lugar na fase de grupos da Champions League 15-16, o clube teve que enfrentar o Hibernian Paola, clube de Malta, onde perdeu a primeira partida por 2-1. No jogo de volta, os israelitas justificaram o favoritismo e golearam por 5-1, passando de à próxima fase.

O primeiro jogo foi em Israel, e enfrentando um Viktoria Plzen ofensivo, perderam por 2-1. Com um espírito de vencer incrível, o Maccabi entrou em campo inspirado e reverteu a vantagem dos tchecos. 2-0, com Zahavi marcando 2 gols aos 76' e 83' minutos, respectivamente.




Faltando apenas uma fase antes de se qualificar à fase de grupos, o clube enfrentou um forte adversário: o Basel, da Suíça. No primeiro jogo na Suíça, os israelitas obtiveram um belo resultado, tendo em conta o menor favoritismo: 2-2. No jogo de volta, o Maccabi usufruiu da vantagem dos 2 gols marcados fora de casa e empatou em 1-1 com os suíços, classificando-se à tão esperada fase de grupos da Champions League, uma competição que o clube não se classificava desde 2004-2005.  




Aliás, na temporada 2004-2005, o Maccabi conseguiu ser o segundo clube de Israel a disputar essa competição, após o Maccabi Haifa, que conseguiu tal proeza na temporada 2002-2003. Foi a primeira equipe a disputar jogos em Israel, já que o Maccabi Haifa teve de fazê-lo em Chipre, por motivos de segurança. Os jogos em casa do Maccabi Tel Aviv foram disputados no Estádio de Ramat-Gan, já que o Estádio de Bloomfield, de propriedade do clube, não cumpria com os requisitos de segurança exigidos pela UEFA. A equipe foi eliminada na primeira fase com quatro pontos, sendo ultrapassada por Bayern de Munique, Juventus e Ajax.

O clube chega nessa temporada com alguns nomes conhecidos, como o de Tal Ben Haim, jogador com passagens por Chelsea, Manchester City, Portsmouth entre outros, e o de Zahavi, capitão do time com passagens pelo Hapoel Tel Aviv e Palermo. Seu treinador é Slavisa Jokanovic, ex-jogador sérvio que levou o Watford à Premier League desta temporada.

Será que este clube de história riquíssima será glorificado com uma classificação, certamente histórica, às oitavas-de-final ? Para o bem do futebol, a minha torcida é para que isso aconteça. 








Ricardo Gomes RBR Investment Fund
Ricardo Gomes RBR Investment Fund

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »